Pages

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Refrescos em pó e refrigerantes

REFRESCO EM PÓ É UM TIPO DE SUCO?

Os refrescos em pó chamados de “suco” na verdade são uma mistura de açúcar e/ou adoçantes, corantes e conservantes. Somente algumas marcas têm um pouco de suco desidratado adicionado ao restante do outros ingredientes.
Além de engordarem quando tomados diariamente, podem causar alergias e até hiperatividade em crianças.
O corante tartazina, de cor amarela, a eritrozina e o dióxido de titânio podem desencadear alergias como rinites e asma; já o corante amarelo crepúsculo pode provocar hiperatividade em crianças sensíveis a esse aditivo.
Outros produtos como gelatinas coloridas, balas, salgadinhos, chicletes e vários outros alimentos com esses corantes também podem afetar as pessoas.
Eles podem ser consumidos eventualmente se não houver problemas de saúde, mas devemos dar sempre preferência aos alimentos não industrializados, incluindo pelo menos 3 porções de frutas por dia na nossa alimentação diária ( quantidade para adultos).

E OS REFRIGERANTES?

O hábito freqüente de tomar bebidas com açúcar como refrigerantes e refrescos tem contribuído para o aumento de obesidade em crianças e adultos.
Mas o problema dos refrigerantes não é só o açúcar: eles também contêm os mesmos corantes que os refrescos e mais algumas substâncias prejudiciais.


- Ácido fosfórico: prejudica o crescimento em crianças e pode causar osteoporose em adultos pois interfere na absorção de Cálcio no corpo.
- Benzeno: substância cancerígena - foi encontrada em algumas marcas de refrigerantes.
- Sódio (sal): as versões diet, light e zero de muitas marcas de refrigerante contêm uma quantidade grande de sal que pode prejudicar pessoas com pressão alta e crianças.
- Gás: provoca uma distensão no estômago dificultando a digestão. Isso pode causar dores e piorar gastrites e úlceras.

10 comentários:

  1. Priscila, você poderia elucidar melhor a questão dos chamados "sucos em pó"? Algumas pessoas tem a ilusão de que são mais saudáveis e tomam diariamente, repetidas vezes.
    Você viu um material do facebook "explicando" o que aconteceria com o corpo quando se bebe refrigerante. Me pareceu uma descrição generalista e pouco educativa, mas o princípio é interessante.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thiago, não vi o material no facebook, poderia me enviar o link ?
    Esse informe sobre refrescos e refrigerantes foi escrito para ser colocado como um cartaz na Unidade Básica de Saúde, na sala de espera para consultas em geral, por isso era necessário ser concisa para que as pessoas pudessem ler nesse intervalo.

    A preocupação é realmente alertar as pessoas sobre a ideia que muitas tem de que esses pozinhos são um suco quando na verdade são uma bomba química. Como são baratas e saborosas há um consumo em grande quantidade pois acredita-se que é uma alternativa saudável para o refrigerante, quando na verdade faz tão mal para a saúde quanto o refrigerante.

    Aguardo pelo link, abraço, Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pesquisem sobre POLY-MVA E CHÁ ESSIAC.
      Poderemos substituir refrigerante pelo leite de soja sabor de frutas?

      Excluir
  3. Olá priscila, o consumo de refrigerante pode atrapalhar no crescimento das crianças?

    ResponderExcluir
  4. Olá, o consumo de refrigerante pode atrapalhar e muito o crescimento das crianças por vários motivos: em primeiro lugar pesquisas tem mostrado que a população brasileira tem aumentado a ingestão de refrigerantes e refrescos em pó no lugar de leite principalmente, trocando um alimento nutritivo, rico em Cálcio (que promove o crescimento saudável dos ossos) por um produto cheio de substâncias químicas que prejudicam a saúde. Em segundo lugar, esses produtos (entre outros) tem açucar em excesso e o consumo habitual leva ao aumento de peso, aumento de triglicérides no sangue e diabetes, doenças que estão
    aumentando cada vez mais no mundo e as crianças estão infelizmente fazendo parte desse quadro: essas doenças prejudicam também o crescimento saudável das crianças. Um outro aspecto importante é a troca cada vez mais frequente das refeições que contém alimentos saudáveis como verduras, legumes e frutas por produtos industrializados muito processados, muitas vezes com poucos nutrientes, mas com muita gordura de péssima qualidade e sal como carnes processadas (nuggets, presuntos, linguiças, hamburgueres), refeições prontas: pizzas, lasanhas congeladas, outras preparações congeladas, além do tão conhecido miojo ( macarrão com um tempero extremamente salgado), apenas para exemplificar alguns. Essa troca, muitas vezes acompanhadas pelo refrigerante ou refrescos em pó causam a "fome oculta", que é a carência de vitaminas, minerais e outros nutrientes em crianças e adultos obesos ou então aqueles que estão com peso adequado mas que não fazem uma alimentação adequada.
    Espero ter esclarecido suas dúvidas. Feliz 2012 !

    ResponderExcluir
  5. Bom dia
    Aqui em casa não usamos esses famosos Ki-sucos de pozinho.
    por saber que fazem mal.
    Por isso estranhei que ao entrar em um hospital servissem o mesmo para os doentes.
    E o que mais me impressionou e preocupou foi que serviam na ala do pós-operatorio da oncologia.
    Todos os dias que minha mãe permaneceu internada não deixei ela beber estes sucos.
    Gostaria de saber,já que vc trabalha na area de saude publica se isso é comum e aceitavel do ponto de vista nutricional e da saude do paciente.
    Obrigado,aguardo resposta
    Regiane

    ResponderExcluir
  6. Olá Priscila gostaria de saber os efeitos da ingestão de refrigerante e refresco artificial ? Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Unknow favor ler a postagem que contém informações básicas mas atuais. Att Priscila

    ResponderExcluir
  8. Priscila....oi se tivessemos que dar para nossos filhos entre refrigerante suco em caixinha ou em pó qual o menos prejudicial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lea no meu entendimento nao podemos considerar saudáveis nenhum dos 3 porque todos eles tem altas concentrações de açúcar e aditivos de várias naturezas. Somente o suco de caixa integral sem adição de açúcar, agora disponíveis para compra, podem ser uma opção mais adequada. Não estou me referindo aos sucos diet, light com adoçantes que também nao sao indicados para as crianças. Espero ter te respondido a contento. Priscila

      Excluir