Pages

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Como está sua alimentação ?

    No site da Coordenação Geral de Políticas em Alimentação e Nutrição - MS há uma página com teste para a população verificar como está sua alimentação.
O questionário está copiado abaixo como ilustração mas é necessário entrar na página http://nutricao.saude.gov.br/nutricao/teste_alimentacao.php para poder acessá-lo na íntegra com as respostas e o resultado.
   Pode ser um excelente instrumento para início de grupos educativos ou terapêuticos com o tema de alimentação e nutrição para adultos.

Resumo do teste:
1) Qual é, em média, a quantidade de frutas (unidade/fatia/pedaço/copo de suco natural) que você come por dia?
2) Qual é, em média, a quantidade legumes e verduras que você come por dia?
3) Qual é, em média, a quantidade que você come dos seguintes alimentos: feijão de qualquer tipo ou cor, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja, fava, sementes ou castanhas?
4) Qual a quantidade, em média, que você consome por dia dos alimentos listados abaixo?  Arroz, milho e outros cereais (inclusive os matinais); mandioca/macaxeira/aipim, cará ou inhame; macarrão e outras massas; batata-inglesa, batata-doce, batata-baroa ou mandioquinha,  Pães, Bolos sem cobertura e/ou recheio,  Biscoito ou bolacha sem recheio.
5) Qual é, em média, a quantidade de carnes (gado, porco, aves, peixes e outras) ou ovos que você come por dia?

6) Você costuma tirar a gordura aparente das carnes, a pele frango ou outro tipo de ave?
7) Você costuma comer peixes com qual freqüência?
8) Qual é, em média, a quantidade de leite e seus derivados (iogurtes,bebidas lácteas, coalhada, requeijão, queijos e outros) que você come por dia?
9) Que tipo de leite e seus derivados você habitualmente consome?
10) Pense nos seguintes alimentos: frituras, salgadinhos fritos ou em pacotes, carnes salgadas, hambúrgueres, presuntos e embutidos (salsicha, mortadela, salame, lingüiça e outros). Você costuma comer qualquer um deles com que freqüência?
11) Pense nos seguintes alimentos: doces de qualquer tipo, bolos recheados com cobertura, e biscoitos doces, refrigerantes e sucos industrializados. Você costuma comer qualquer um deles com que freqüência?
12) Qual tipo de gordura é mais usada na sua casa para cozinhar os alimentos?
13) Você costuma colocar mais sal nos alimentos quando já servidos em seu prato?
14) Pense na sua rotina semanal: quais as refeições você costuma fazer habitualmente no dia?
15) Quantos copos de água você bebe por dia? Inclua no seu cálculo sucos de frutas naturais ou chás (exceto café, chá preto e chá mate).
16) Você costuma consumir bebidas alcoólicas (uísque, cachaça, vinho, cerveja, conhaque, etc) com qual freqüência?
17) Você faz atividade física REGULAR, isto é, pelo menos, 30 minutos por dia, todos os dias da semana, durante o seu tempo livre?
18) Você costuma ler a informação nutricional que está presente no rótulo de alimentos industrializados antes de comprá-los?




Nenhum comentário:

Postar um comentário