Pages

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Oficina de Plantas Medicinais - UBS Jd. Vera Cruz

     Após meses de planejamento e levantamento de recursos para a oficina de plantas medicinais pudemos começar os encontros em 18/11/2010 na Unidade Básica de Saúde.
O objetivo dessa oficina é  a disseminação participativa de conhecimentos e vivências com relação a plantas medicinais. Quando conseguirmos montar nossa cozinha iniciaremos também uma oficina de culinária utilizando as plantas e temperos que temos na nossa horta. Bem, mas essa é ainda uma outra etapa para construirmos mais adiante.
     Tivemos no primeiro dia a participação de pessoas com muitos conhecimentos e com muita vontade de trocar informações. Para que pudéssemos nos conhecer melhor fizemos um aquecimento usando uma tradição européia realizada no início da primavera em que as pessoas penduram suas roupas nas árvores como o intuito de que suas doenças possam ser curadas por elas. Alguns de nós ficamos preocupados com as árvores mas foram escolhidas aquelas que tem já estão bastante firmes e grandes.
      Usamos tiras de tecidos doados por uma colega da unidade, colocamos nossos nomes e amarramos em três tipos de árvores: abacateiro (representando a estrutura e o masculino); amoreira (representando o feminino) e a pata de vaca (representando as emoções), e cada um escolheu quantas tiras queria amarrar nas árvores.  Ainda precisamos decidir quando retiraremos nossas tiras (ou não).


Embaixo da pata de vaca  com as tiras amarradas


   Para finalizar esse encontro fizemos uma roda e cada um pode dizer o que gostaria de construir dentro desse grupo que está iniciando agora, o que cada um tem como objetivo, lemos  um trecho da carta do chefe Seatle que reproduzo abaixo e agradecemos a Mãe Terra e a Deus por todas as bençãos recebidas:

"O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro: o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo  sopro.  O que é o homem sem os animais? Se os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontece com o homem. Há uma ligação em tudo. Isto sabemos: a Terra não pertence ao homem; o homem pertence à Terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas, como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo. O que ocorre com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não teceu o tecido da vida: ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo."




 
    Pretendemos começar a trocar informações  sobre o que cada um dos participantes conhece e usa das plantas medicinais e os conhecimentos científicos    sobre esse tema no dia 25/11/10. Essa oficina está aberta aos moradores da região de Perdizes, Barra Funda e Lapa que poderão participar comparecendo na Unidade de Saúde (R. Saramenha nº 60) às quintas feiras às 11 hs.

   Agradeço de coração aos amigos Dalila, Idalina, Gennaro, Silvana, Vera e a todos mais que vierem. Agradeço também ao Aruan pelas fotos e ao José que tem sido um super parceiro para que essa oficina pudesse acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário