Pages

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Caderno de Plantas Medicinais - Capital/SP: espécies selecionadas para implantação

Descrição das 8 espécies que começarão a ser implantadas nas Unidades de Saúde (descrição  das plantas de acordo com a RDC/ ANVISA nº 10, 09/03/10 - Notificação de drogas vegetais)
1. AÇAFRÃO (Curcuma longa)
Modo de crescimento: erva perene
Parte usada/colheita: raízes (rizomas)
Propriedades terapêuticas: dispepsia e anti-inflamatório
Modo de usar: decocção para uso interno - utilizar 3 colheres de café da raiz ralada (1,5 g.) em 150 ml (1 xíc. chá) de água, de 1 - 2 vezes por dia.
Contra indicações: não deve ser usado por pessoas portadoras de obstrução de ductos biliares e em caso de úlcera gastroduodenal. Em casos de cálculos biliares somente sob avaliação médica. Não deve ser usado com anticoagulantes.
2. BOLDO BRASILEIRO (Plectranthus barbatus, Andrews)
Modo de crescimento: erva perene
Parte usada: folhas
Propriedades terapêuticas: dispepsias e hipotensão
Modo de usar: Infusão (chá) - colocar 1 - 3 colheres de chá de folhas picada (1-3 g) em 1 xíc. de chá de água fervente (150 ml). Tomar de 2-3 vezes por dia.
Contra indicações:  Não deve ser utilizado em gestantes, lactantes, crianças, pessoas com hipertensão, hepatites e obstrução das vias biliares. Pessoas que fazem uso de medicamentos para o sistema nervoso central devem evitar o uso. Doses acima do recomendado e usadas por um período de tempo maior podem causar irritação gástrica. Não usar junto com metronidazol ou dissulfiram.
3. CAPIM-SANTO OU CAPIM- LIMÃO (Cymbopogon citratus, Strapf.)
Modo de crescimento: herbácea perene
Parte usada/colheita: folhas adultas colhidas nas primeiras horas do dia.
Propriedades terapêuticas: calmante suave, quadros leves de ansiedade, insônia e cólicas intestinais e uterinas.
Modo de usar: Infusão com 1-3 colheres de chá de folhas picadas ( dar preferência à planta fresca) em 1 xíc. de chá de água fervente. Tomar 2-3 vezes ao dia.
Contra indicações: pode provocar gastrite e azia em pessoas sensíveis. Uso não recomendado para hipotensos. Pode aumentar o efeito de medicamentos sedativos.
4. GENGIBRE (Zinziber officinale, L.)
Modo de crescimento: herbácea perene
Parte usada/colheita: rizomas quando as folhas amarelecerem e secarem.
Propriedades terapêuticas: enjôos, náusea, vômitos (na gravidez, de movimento e pós-operatório), dispepsias em geral.
Modo de usar: Chá por decoção - 1-2 colheres de café do rizoma picado em 1 xíc. de chá de água: deixar ferver por 10 min., desligar o fogo e deixar em repouso por mais 10-15 min, coar em seguida. Tomar de 2-4 vezes por dia. Pode ser mastigado puro e/ou adicionado à comida.
Contra indicações: Em casos de cálculos biliares, utilizar apenas com acompanhamento de profissional de saúde. Evitar o uso em pacientes que estejam usando anticoagulantes, com desordens de coagulação, ou com cálculos biliares; irritação gástrica e hipertensão, especialmente em doses altas. Evitar o uso em menores de 6 anos.
5. GUACO (Mikania glomerata, Spreng)Modo de crescimento: arbusto trepador.
Parte usada/colheita: folhas adultas colhidas antes da floração.
Propriedades terapêuticas: gripes e resfriados, bronquites alérgicas e infecciosas, e como expectorante.
Modo de usar: Chá por infusão - 1 colher de sopa de folhas cortadas em pequenos pedaços em 1 xíc. de chá de água fervente. Tomar  3 vezes ao dia.
Contra indicações: Evitar o uso prolongado pois podem ocorrer acidentes hemorrágicos pela presença da cumarina, que tem ação antagônica com a vit. K, e não deve ser usada por pessoas com problemas de coagulação ou doenças hepáticas crônicas . Recomenda-se o uso por no máximo 100 dias. Pode provocar aumento de fluxo menstrual em mulheres com menstruação abundante. Doses acima da recomendada podem provocar vômitos e diarréia. Pode interagir com antiinflamatórios não-esteroidais.
6. HORTELÃ PIMENTA (Mentha X piperita)
Modo de crescimento: herbácea perene.
Parte usada/colheita: folhas e sumidades floridas/ folhas adultas colhidas pela manhã e no início do florescimento.
Propriedades terapêuticas: cólicas, flatulência, problemas hepáticos.
Modo de usar: Chá por infusão - 3 colheres de chá  da erva em 1 xíc. de chá de água fervente. Tomar de 2-4 vezes por dia.
Contra indicações:  crianças em lactação e gestantes. Não deve ser utilizado em casos de obstruções biliares e danos hepáticos severos. Na presença de cálculos biliares consultar o médico antes de usar. Causa aumento do efeito estrogênico quando consumido junto a medicamentos com essa substância.
7. QUEBRA-PEDRA (Phyllanthus niruri, L.)
Modo de crescimento: erva ruderal.
Parte usada/colheita: folhas e sumidades floridas/ folhas adultas colhidas pela manhã e no início do florescimento.
Propriedades terapêuticas: cólicas, flatulência, problemas hepáticos.
Modo de usar: Chá por infusão - 3 colheres de chá da erva em 1 xíc. de chá de água fervente. Tomar de 2-4 vezes por dia.
Contra indicações: Não indicado na eliminação de cálculos grandes. Não utilizar na gravidez. Em concentrações acima da recomendada pode provocar diarréia e hipotensão. Nunca utilizar por mais de 3 semanas.
8. ERVA BALEEIRA (Cordia verbenacea)
Modo de crescimento: arbusto.
Parte usada/colheita: folhas.
Propriedades terapêuticas: anti-inflamatória, analgésica, contra nevralgias e dores musculares.
Modo de usar: Chá por infusão - 1 colher de sopa de folhas picadas  em 1 xíc. de chá de água . Tomar de 1-3 vezes por dia.
Contra indicações: sem referências bibliográficas.

Referência: Caderno de Plantas Medicinais - SMS/ Subprefeituras/SVMA, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário