Pages

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Embrapa Agrobiologia e o público infanto-juvenil: Filme promove conceitos de agricultura orgânica


Era uma vez duas pesquisadoras que sonhavam em ensinar agroecologia para as crianças. Este sonho virou um livro, que virou best seller e que se transformou no curta “A história de João das alfaces”, o primeiro filme de animação da Embrapa para crianças. Lançado recentemente, “A história de João das alfaces” é um filme de 14 minutos, feito pela Embrapa Agrobiologia e produzido pela Gróia Filmes.

O curta conta a história de um produtor que só planta alfaces e resolve atacar as pragas com agrotóxicos. Com as instruções corretas sobre agricultura orgânica, João se vê livre das pragas. O curta utiliza a técnica Stop motion, a mesma de filmes como “O Estranho Mundo de Jack” e a “Fuga das Galinhas” Para dar movimento aos personagens, feitos de massinha e espuma, foram feitas mais de 6.472 fotografias, num trabalho que levou dez meses para ficar pronto. “Na verdade tudo é muito complicado porque é feito como num filme de verdade, com cenários, iluminação, figurinos, só que os atores são bonecos. Para cada segundo é preciso fazer 24 fotos e a cada foto tem que trocar a posição dos bonecos”, afirma o Diretor Cacinho, que também é um dos autores da música tema de Seu João. “A História de João das Alfaces” é uma ferramenta sócio-educativa que faz parte do projeto Agroecologia para gente que cresce.
Inicialmente, o filme será exibido para as crianças que participarem do Programa Embrapa Escola, na Embrapa Agrobiologia e distribuído para bibliotecas e escolas, que se cadastrarem no projeto. Para se cadastrar, o professor deve entrar em contato com a coordenadora do “Agroecologia para Gente que Cresce”, a publicitária Vandréa Ferreira, pelo e-mail gentequecresce@cnpab.embrapa.br
Mais informações em: www.gentequecresce.com.br

BIOFACH América Latina


BIOFACH América Latina


De 28 a 30 de outubro de 2009 acontecerá a sétima edição da BioFach América Latina, principal evento internacional do setor orgânico da América Latina.



Em 2008 a BioFach América Latina e ExpoSustentat apresentaram um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Os 328 expositores presentes no Transamerica Expo Center, de 23 a 25 de outubro de 2008, fizeram contatos e negócios envolvendo produtos orgânicos certificados, serviços e produtos sustentáveis em evento que reuniu 7.874 pessoas.

Com a expansão mundial do mercado orgânico, mais a demanda global pela garantia da rastreabilidade e preservação da biodiversidade, BioFach América Latina e ExpoSustentat se consolidam como o marketplace ideal da economia verde na América Latina.

BioFach América Latina e ExpoSustentat 2009
Local: Transamérica Expo Center - São Paulo - Brasil
Endereço: Av. Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro
Data: 28, 29 e 30 de outubro de 2009
Horário: das 13:00 às 21:00h

Fonte: http://www.planetaorganico.com.br/newsletsetembro09.htm



quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ato Médico avança e mantém direitos dos nutricionistas



Ato Médico avança e mantém direitos dos nutricionistas
24/08/2009
Fonte: CFN


A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público(CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou o substitutivo ao PL7.7703/86, também conhecido como lei do Ato Médico, de autoria do deputado Edinho Bez. A matéria segue agora para a Comissão de Seguridade Social e Família(CSSF). Na Câmara, o substitutivo deverá passar por três comissões: CSSF,CCJ e COF. Após este trâmite será novamente encaminhado ao Senado Federal para revisão das alterações propostas na Câmara. Na proposta, os direitos dos nutricionistas estão garantidos, conforme acordado com os médicos na Comissão de Assuntos Sociais CAS, do Senado. Portanto, todos os nutricionistas devem acompanhar o andamento do PL 7.703/2006. E é muito fácil. Basta acessar www.camara.gov.br

MARCHA MUNDIAL PELA PAZ


LA MARCHA MUNDIAL: UNA PROPUESTA HUMANISTA
La Marcha Mundial por la Paz y la No Violencia fue lanzada durante el Simposio del Centro Mundial de Estudios Humanistas en Parques de Estudio y Reflexión – Punta de Vacas (Argentina) el 15 de noviembre de 2008. Esta Marcha pretende crear conciencia frente a la peligrosa situación mundial que atravesamos, marcada por la elevada probabilidad de conflicto nuclear, por el armamentismo y por la violenta ocupación militar de territorios. Es una propuesta de movilización social sin precedentes, impulsada por el Movimiento Humanista a través de uno de sus organismos: Mundo Sin Guerras.La propuesta inicial se ha desarrollado muy rápidamente. En pocos meses la Marcha Mundial ha suscitado la adhesión de miles de personas, agrupaciones pacifistas y no-violentas, diversas instituciones, personalidades del mundo de la ciencia, de la cultura y de la política sensibles a la urgencia del momento. También ha inspirado una enorme diversidad de iniciativas en más de 100 países, configurando un fenómeno humano en veloz crecimiento (http://www.theworldmarch.org/).LA SITUACIóN ACTUALVivimos una situación crítica en todo el mundo caracterizada por la pobreza de vastas regiones, el enfrentamiento entre culturas, la violencia y la discriminación que contaminan la vida cotidiana de amplios sectores de la población. Existen conflictos armados en numerosos puntos, una profunda crisis del sistema financiero internacional, a lo que hoy se suma la creciente amenaza nuclear, que es la máxima urgencia del momento actual. Es un momento de suma complejidad, a los intereses irresponsables de las potencias nucleares y a la locura de grupos violentos con posible acceso a material nuclear de reducidas dimensiones, debemos agregar el riesgo de accidente que pudiera detonar un conflicto devastador.No es una suma de crisis particulares, estamos ante el fracaso global de un sistema cuya metodología de acción es la violencia y cuyo valor central es el dinero.