Era uma vez duas pesquisadoras que sonhavam em ensinar agroecologia para as crianças. Este sonho virou um livro, que virou best seller e que se transformou no curta “A história de João das alfaces”, o primeiro filme de animação da Embrapa para crianças. Lançado recentemente, “A história de João das alfaces” é um filme de 14 minutos, feito pela Embrapa Agrobiologia e produzido pela Gróia Filmes.
O curta conta a história de um produtor que só planta alfaces e resolve atacar as pragas com agrotóxicos. Com as instruções corretas sobre agricultura orgânica, João se vê livre das pragas. O curta utiliza a técnica Stop motion, a mesma de filmes como “O Estranho Mundo de Jack” e a “Fuga das Galinhas” Para dar movimento aos personagens, feitos de massinha e espuma, foram feitas mais de 6.472 fotografias, num trabalho que levou dez meses para ficar pronto. “Na verdade tudo é muito complicado porque é feito como num filme de verdade, com cenários, iluminação, figurinos, só que os atores são bonecos. Para cada segundo é preciso fazer 24 fotos e a cada foto tem que trocar a posição dos bonecos”, afirma o Diretor Cacinho, que também é um dos autores da música tema de Seu João. “A História de João das Alfaces” é uma ferramenta sócio-educativa que faz parte do projeto Agroecologia para gente que cresce.
Inicialmente, o filme será exibido para as crianças que participarem do Programa Embrapa Escola, na Embrapa Agrobiologia e distribuído para bibliotecas e escolas, que se cadastrarem no projeto. Para se cadastrar, o professor deve entrar em contato com a coordenadora do “Agroecologia para Gente que Cresce”, a publicitária Vandréa Ferreira, pelo e-mail gentequecresce@cnpab.embrapa.br